Oii pessoal, tudo bem?

Hoje eu venho com um post sobre um assunto que eu AMO e que com certeza vocês já repararam: Sobre viagem! Que eu amo viajar, vocês já sabem, né? Que eu amo a Europa? Vocês também já sabem! E frio então? Nem se fala. Agora juntar viagem + Europa + frio, eu nem preciso falar que resulta em uma viagem perfeita, né?

Por isso hoje eu decidi fazer um post contando um pouquinho sobre as minhas experiências de inverno na Europa com vocês, já que a temporada de inverno está começando agora no velho continente.

Vou dividir esse post em tópicos de países e explicar um pouquinho sobre como é o “inverno” em cada uma dessas localidades para facilitar a vida de quem quer saber sobre determinado lugar. Por mais que na Europa seja tudo muito próximo, a temperatura muda um pouquinho de um lugar para o outro. Considerem que todos esses locais eu fiz em uma mesma temporada, no final de março/início de abril de 2015, então dá pra ter uma noção da diferença de um lugar para o outro.

 

Itália

Em geral os locais que conheci na Itália faziam um frio suportável nesses meses, uma média de 10°, com mínimas e máximas que variavam de 5 a 15° mais ou menos. Visitei Milão, Roma, Florença, Pisa e Veneza, e cada cidade tinha sua particularidade com relação ao clima invernal.

Roma Vaticano Papa e Pantheon (2)O único local que notamos muita umidade, um frio com chuva (e uma chuva chata, que chegou até a atrapalhar um pouco a viagem) foi em Roma, aliás, essa foi a cidade que mais ventava de todas as que visitamos. Era tanto vento que literalmente perdemos duas sombrinhas, e conversando com as pessoas da cidade, eles disseram que isso é muito comum na cidade. Vai entender né? rs. Como em Roma as opções de passeio são na maioria ao ar livre, a chuva é um fator que atrapalha muito. Visitar o Coliseu, o Foro Romano, Vaticano entre outros pontos turísticos atrapalha bastante quando está chovendo. Por sorte pegamos chuva apenas um dia, e aproveitamos para ir ao Vaticano, já que não precisaríamos ficar andando de um lado para o outro.

Vlog Firenze (2)Em Florença tivemos dias mais quentes, em que nos arriscamos até a tirar a blusa. Pegamos temperaturas que chegavam até a 20°. O mesmo aconteceu em Pisa, que também fica na mesma região da Toscana, notamos que o frio nessas duas cidades era mais próximo do frio que estamos acostumados aqui no Brasil. Como Florença e Pisa são duas cidades bem pequenas, que se conhece praticamente a pé (nós pelo menos fizemos as duas inteirinhas a pé) o fato do tempo estar mais quentinho foi legal, mas eu acho que mesmo que se estivesse bastante frio, nós nem teríamos sentido, já que andamos muito e isso acaba esquentando o corpo. Em Florença conhecemos a igreja da cidade, passamos pela Ponte Vecchio e fomos caminhando até o mirante mais alto da cidade para vermos o pôr-do-sol. Já em Pisa, praticamente descemos do trem e fomos andando até a famosa Torre de Pisa e voltamos para o trem. A cidade é pequeniníssima, não tem muita coisa para se ver, e sem chuva então, tudo se torna ainda mais rápido.

PisaJá Veneza foi um local que chegamos torcendo para que não houvesse chuva, já que a cidade é famosa justamente por seus canais, porém esses canais quando chove muito acabam “invadindo” a cidade e os habitantes precisam partir para o plano B, que nada mais é do que montar passarelas por toda a cidade para que as pessoas possam andar sem se molhar. Seria uma aventura, confesso, mas ficamos torcendo pra isso não acontecer, rs… Preces atendidas, não choveu! Apenas frio, um friozinho bem generoso, com temperaturas em torno de 8 a 12°, mas ainda assim bem suportável! Passeamos de gôndola, fomos a Piazza San Marco, nos perdemos pelas vielas venezianas, conhecemos as ilhas de Murano, Burano e Torcello e claro, comemos muitas pastas. Uma delícia de viagem para se fazer no inverno.

VLOG VENEZA (5)E nossa última experiência na Itália: Milão. Ahhh essa cidade me conquistou, tanto na temperatura como pela atmosfera da cidade que exala glamour! Rs… A temperatura ajudou muito para que tivéssemos essa impressão. Foi o lugar mais frio de todos que visitamos. Na manhã que chegamos na cidade o aplicativo marcava 2° de temperatura, para quem é amante do frio como eu, se apaixona na hora. A máxima na cidade não passava de 10°, então para quem pretende conhecer a capital mundial da moda no inverno, prepare os casacos: Você vai precisar.

Vlog Milão Galleria Vittorio Emanuelle

Bélgica

Tranquilamente o lugar mais gelado que conhecemos na Europa. O que é o frio desse lugar, minha gente? Juro, é surreal! Chegamos na cidade de avião, e a hora que colocamos os pézinhos pra fora do avião já sentimos aquela rajada de vento que vem do além! Hahaha… Pegamos temperaturas que variavam de 5° a 10°, mas a sensação térmica beirava os 0°.

Grand Place Bruxelas (3)A sorte é que, da mesma forma que a cidade é gelada, ela também cheira chocolate, waffles e batata frita, hahaha… Todos alimentos que ajudam a gente a enfrentar a frio, então essa temperatura se torna adorável com a ajuda desses componentes, rs…

Vlog Bruges (4)

Outra cidade na Bélgica onde também pegamos um friozinho delicioso foi Bruges. A cidade parece ter sido tirada de um conto de fadas e colocada ali, cheia de construções que parecem castelinhos, com lagos e patinhos por eles, e o clima gelado que pegamos, remete ainda mais aos cenários de filmes. A temperatura era a mesma de Bruxelas, mas o frio era ainda maior devido a grande quantidade de árvores e de lagos pela cidade. Uma opção deliciosa pra quem ama o frio e quer conhecer uma cidadezinha medieval com cara de filme.

Inglaterra

Em Londres tivemos temperaturas bem parecidas com a que pegamos em Milão. Bem geladinho, mas ainda assim um frio suportável. Como a maioria dos passeios na terra da rainha são ao ar livre, também é uma boa época para se visitar a cidade, já que andamos bastante e o frio acaba passando despercebido com as andanças para se conhecer a cidade.

Vlog Palácio de Buckingham

Holanda

A terra das flores também sabe ser uma terra bem geladinha no inverno. Pegamos dias bem geladinhos em Amsterdam e um dos dias que ficamos com bastante chuva. Como a cidade tem programas para se fazer nesses dias mais chatinhos de chuva, aproveitamos para visitar a casa de Anne Frank e fazer compras na Primark, e com isso foi o dia inteiro. Pegamos temperaturas que variavam entre 8 e 15° dependendo da hora do dia.

Vlog Keukenhof (6)

E essas foram as cidades que eu pude conhecer no inverno europeu. Pra quem também é apaixonado por frio, eu recomendo muito conhecer a Europa nessa época do ano. Se preparem, levem bastante agasalho, porque o frio de lá não tem muito a ver com o nosso não. E como disse pra vocês, as minhas experiências foram entre março e abril, que são meses de pouco, ou quase nada de chuva. Sei que o período entre novembro/dezembro é de muita chuva por toda a Europa, então eu não viajaria nessas épocas para conseguir aproveitar melhor as cidades.

Espero muito que tenham gostado das dicas, em breve trago mais posts sobre viagens e turismo para vocês, já que estamos entrando em época de férias! 🙂

Um beijo.