Olá pessoal!

Continuando os posts sobre a Europa, como disse no último post sobre Paris nós ainda ficaríamos em Paris mais um dia inteiro, porém reservamos esse último dia para conhecer uma cidade vizinha à cidade-luz e muito famosa também: Versalhes ( ou Versailles em francês, como preferirem).

Versalhes fica a aproximadamente 30 minutos de trem de Paris. Para chegar até a cidade é preciso pegar o que os franceses chamar de RER, um trem que leva para locais um pouco mais distantes da capital francesa, pelo que entendi.

Em Versalhes fica o famoso Palácio de Versalhes (ou Chatêau de Versailles em francês), um castelo real onde por anos moraram os reis e rainhas da França. O Palácio é considerado um dos maiores castelos do mundo e lá dentro você se sente realmente na época onde a realeza vivia ali, tudo é muito grandioso e valioso, muitos quartos, lustres, salas, lareiras, jardins, lagos… Uma verdadeira ostentação! rs… No ano de 1837, depois da realeza ser obrigada a voltar a viver em Paris, o castelo foi transformado em um museu de história e hoje recebe mais de 8 milhões de turistas por ano, se tornando um dos pontos turísticos mais visitados do país.

Então vamos conferir um pouquinho do local?

Palácio-de-VersalhesComo eu disse nesse mesmo último post sobre Paris, a dica é comprar o ingresso para entrar no castelo em alguma FNAC de Paris. Nós fizemos isso, chegamos ao Palácio de Versalhes por volta das 8:30 da manhã e ainda tivemos que pegar esse fila que dava voltas e voltas para poder entrar no Palácio. Para quem não tinha ingresso, tinha que pegar a fila da bilheteria e depois ainda pegar essa fila. Ficamos na fila de entrada para o castelo uns 40 minutos.

Palácio-de-Versalhes (2)

Palácio-de-Versalhes (3)Tudo no palácio é muito lindo e a riqueza transborda desde a entrada com o seu portão e detalhes da faixada do castelo pintados na cor dourada.

Palácio-de-Versalhes (5)

Palácio-de-Versalhes (7)

Palácio-de-Versalhes (11)E esses são alguns dos inúmeros quartos que tem no Palácio. Tudo muito cheio de detalhes e de época. Já imaginei a Susinha malocando todas essas camas! Hahaha… E as portas do castelo também eram com detalhes dourados e até o teto. Não sei dizer se tudo que tinha ali era banhado a ouro ou apenas tinta, algumas coisas eles grifavam bem que eram de ouro ou banhado, mas tudo inspira riqueza.

Palácio-de-Versalhes (6)

Palácio-de-Versalhes (9)

Palácio-de-Versalhes (10)Sala dos lustres, enorme lareira e detalhe do teto de um dos ambientes do castelo. Vale salientar que a visita ao castelo é “sem retorno”, ou seja, você entra por um local e tem que sempre seguir em frente, não é permitido sair de uma sala e depois retornar a ela. Acredito que isso seja devido a grande quantidade de turistas visitando o local.

Palácio-de-Versalhes (4)

Palácio-de-Versalhes (8)Vista de dentro de alguns quartos do castelo. Na minha opinião os jardins de Versalhes conseguiram ser ainda mais lindos e atraentes do que o próprio Palácio, e foi para lá que nós fomos assim que saímos do castelo. Para quem não tiver interesse em conhecer o Palácio, é possível visitar apenas os jardins, porém não sei dizer se tem algum custo e como funciona a questão das filas.

Palácio-de-Versalhes (14)

Palácio-de-Versalhes (12)

Palácio-de-Versalhes (13)Tudo no jardim do Palácio é muito simétrico! Tudo aquilo que tem de um lado, vai ter do outro também, e isso o torna único! O lugar é incrível, muito bem cuidado e aparado, uma beleza ímpar.

Palácio-de-Versalhes (16)

Palácio-de-Versalhes (17)

Palácio-de-Versalhes (18)E as flores do jardim não poderiam ser de outra maneira se não lindas também… Tudo tão floridinho, tão bem cuidado!

A área externa do Palácio é enorme! Muito, muito, muito grande mesmo. Se você não tiver tanta disposição em andar, é possível alugar aqueles carrinhos de golf e ir dirigindo por entre os jardins.

Palácio-de-Versalhes (20)E já na saída de Versalhes, quase chegando na estação novamente, nos deparamos com essa belezura… Um relógio feito de flores, e que como vocês podem ver, funciona perfeitamente! É muito amor! love

E é isso meninas, espero que tenham gostado!

No próximo post sobre a Europa vou começar a falar sobre Lisboa, outra cidade que nos surpreendeu ao extremo!

Beijinhos…