Hoje vou falar sobre um assunto que eu adoro: maternidade, mais especificamente sobre a cinta pós-parto. Quem já passou por isso sabe que a gravidez causa inúmeras mudanças na vida da mulher e isso inclui o corpo, e uma delas é a movimentação dos órgãos da sua posição original.

 

Mesmo após o nascimento da criança, leva um tempo até que tudo volte ao normal, por isso é importante usar acessórios que tragam mais segurança para que a mamãe possa exercer suas atividades normais durante o puerpério.

cinta pós parto

Se você não conhece esse tipo de cinta modeladora, vou explicar um pouquinho como ela funciona, quais são os tipos de cinta pós-parto e quais os benefícios do seu uso. Leia até o final porque as dicas são excelentes!

 

Como usar a cinta pós-parto

Existem muitas dúvidas sobre como usar a cinta pós-parto e quando é possível começar, e aqui a resposta é: depende. Sim, depende. Afinal, cada corpo é um corpo e cada parto é único. Por isso, somente um médico pode dizer quando a mamãe está pronta para usar uma cinta modeladora.

cinta pós parto 2

Para você ter uma ideia, algumas mulheres já podem sair do hospital usando a cinta, outras precisam esperar, no mínimo, 72 horas.

 

Quais os benefícios da cinta pós-parto?

Além de garantir mais segurança para que a mamãe possa voltar a exercer suas atividades normais, listei outros benefícios:

  • previne dores nas costas;
  • ajuda a manter a coluna ereta, o que é benéfico para a postura;
  • deixa a silhueta mais bonita, o que contribui com a autoestima;
  • diminui a tensão muscular;
  • evita a formação do seroma nas mulheres que fizeram cesariana.

 

Para quem não sabe, seroma é o acúmulo de líquido abaixo da pele, em uma região bem próxima à cicatriz da cirurgia e que pode acontecer após a cesárea.

 

Quais os tipos de cinta pós-parto?

Existem vários modelos de cintas diferentes, para todos os gostos e corpos: cintas com pernas, com busto para amamentação, com fecho em colchetes e com fecho em zíper — a qual, particularmente, considero a mais prática.

cinta pós parto 3

Como o principal objetivo da cinta é ajustar a região do abdômen, o ideal é que sejam produzidas a partir de um material resistente e com elástico reforçado. Por isso, antes de comprar, fique de olho nas especificações.

 

Como higienizar a cinta pós-parto?

Depois de passar horas usando a sua cinta modeladora, é preciso fazer a higienização do produto, que deve ser realizada com água fria e sabão neutro. Depois, basta retirar o excesso de água com uma toalha e estender a cinta na sombra, em local ventilado. Não use prendedor para evitar que o produto fique marcado.

 

Manter sua cinta limpa é fundamental, caso contrário, por conta da umidade provocada pela transpiração, ela pode se transformar em uma fonte de bactérias. Fica a dica!

 

Gostou de saber um pouco mais sobre a cinta pós-parto? Espero ter esclarecido tudo para você neste post. Mais uma vez: converse sempre com seu médico antes de começar a usar qualquer produto durante e após a gravidez, ok?!

 

* Este post é um publieditorial.