pincel de maquiagem

Fazer sua própria make requer uma certa habilidade e o auxílio de vários produtos que você encontra em uma loja de maquiagem. Um desses itens é o pincel. Mas sabia que existe um tipo certo de pincel para cada etapa da maquiagem? Existe um próprio para espalhar a base, outro para aplicar o pó, outro para contornar o rosto e assim por diante. Se você fizer uma make com os instrumentos adequados, notará imediatamente a diferença no acabamento. Por isso, hoje, vamos mostrar a diferença entre os tipos mais comuns de pincéis para você nunca mais errar. Acompanhe!

Pincel para base

O pincel para base é o primeiro a entrar em cena e ele desempenha um papel fundamental na uniformização do produto no rosto. Para um acabamento perfeito, o pincel deve ser durinho, isso porque as cerdas macias borram a base e o resultado é um rosto manchado e mal coberto.

Existem diversos tipos de pincel para base e um dos melhores é o kabuki, que deposita uma quantidade generosa de produto e ainda deixa um acabamento natural e homogêneo na pele.

Para fazer a aplicação do produto, recomendamos que coloque um pouco de base nas costas da mão e mergulhe apenas as pontas da cerda do pincel. O ideal é aplicar a base no centro do rosto, bochechas, nariz, testa e queixo, e puxar o produto para as laterais dando leves batidinhas para garantir uma pele bem coberta e aveludada.

Pincel para corretivo

O corretivo é uma parte essencial da maquiagem para esconder olheiras e ressaltar as partes do rosto que precisam de iluminação. E como ele é um líquido de textura semelhante à base, indicamos o uso de um pincel do tipo kabuki, com cerdas duras, só que menor que o pincel de base, para alcançar os pontos do rosto com mais precisão.

Na hora de aplicar o corretivo, você pode passá-lo nas olheiras, nas abas do nariz, em volta da boca e no arco da sobrancelha (para valorizar o olhar). Não se esqueça de cobrir pequenas imperfeições, como manchas e espinhas, e sempre dar leves batidinhas com o pincel para assentar todo o produto na pele de maneira natural.

Pincel para pó

Depois de aplicar a base e o corretivo, chegou a hora de selar a maquiagem. Para passar o pó, você usará aquele pincel mais tradicional e conhecido, o grande de cerdas macias. Esse tipo de pincel é capaz de espalhar todo o pó pelo seu rosto, depositando-o por igual.

Para fazer a aplicação do produto, foque na zona T — testa, nariz e queixo. Essas são as partes mais oleosas do rosto e que podem deixar sua maquiagem com um aspecto brilhante conforme o passar das horas. Para aumentar a durabilidade da sua make, aplique o pó com moderação nessa zona.

Pincel para blush

Esse é um pincel um pouco menor que o de pó e possui cerdas um pouco mais rígidas, um dos formatos mais utilizados é o chanfrado.

O blush pode ser aplicado tanto levando o produto da maçã do rosto até a orelha, como fazendo movimentos circulares nas maçãs (isso dá um efeito bonequinha para quem gosta).

Pincel para iluminador

Para aplicar o iluminador, você precisa de precisão. O produto precisa ser usado em regiões muito específicas do rosto a fim de obter o efeito iluminado tão amado, por isso, um pincel pequeno é o tipo ideal.

Pegue um pouco de produto no pincel e concentre o brilho em partes do rosto que quer destacar, como têmporas, abaixo da sobrancelha, ossinho do nariz e arco labial.

Pincel para contorno

Assim como o pincel de iluminador, na hora de fazer o contorno, você precisará de um instrumento pequeno para poder desenhar os traços do rosto de modo preciso.

Para contornar a face, procure os ossos da região da bochecha e os marque com um pó de contorno mais escuro que sua pele. Outros lugares que você pode contornar são a testa, as laterais do nariz, as têmporas e a linha de baixo do maxilar.

Pincel para sombra

Há uma série de pincéis para sombra e qual escolher depende muito do efeito que você quer no acabamento. Todavia, nós indicamos os que têm cerdas mais firmes, como o Large Shader, porque eles concentram bastante a cor e facilitam a aplicação dos pigmentos.

Na hora de aplicar sua sombra, experimente usar as bordas do pincel para depositar o produto no côncavo dos olhos, isso dará mais profundidade ao seu olhar.

Agora que você já sabe qual pincel utilizar para cada etapa da sua maquiagem e sabe exatamente como fazer isso, que tal testá-los e comprovar a diferença no acabamento? Reveja nossas dicas sempre que quiser e aproveite as compras!

*Publieditorial